terça-feira, 30 de outubro de 2007

Atividade de Campo

O Capitão Eustáquio Marques, conhecido como Zezão convida:

Dia 11 de novembro haverá uma feijoada promovida pelo Terno de Congo de Sainha com objetivo de angariar recursos para colaborar com os custos do terno.

Será realizada na rua Bernardo Guimarães, número 100, Centro, perto da Praça Clarimundo Carneiro, do Coreto, na academia de capoeira do Mestre Urso.

O valor é R$5,00 por pesso para comer uma deliciosa feijoada a partir de 12 horas do dia 11 de novembro.

É uma oportunidade para conversar com congadeiros e conhecer um pouco um dos ternos mais antigos da cidade: o Terno de Congo de Sainha.

A participação na feijoada, além de colaborar com o terno, vale como parte da pesquisa de campo obrigatória para a disciplina Folclore Brasileiro. A feijoada valerá por três das seis horas de pesquisa que será realizada por cada estudante matriculado.

domingo, 21 de outubro de 2007

Acordos e compromissos

Todos es estudantes da disciplina deverão entregar a tabela genealógica no dia 23 de novembro.
Os dados que não forem preenchidos deverão ser justificados.
Cada um deve recolher com familiares e entregar junto com a tabela uma ou mais histórias, causos, superstições, receitas, brincadeiras, festas, músicas, entre outras manifestações do âmbito do folclore contadas por um parente próximo.

Dois textos foram indicado para leitura e estão disponíveis no xerox "Atlética" da Av. Segismundo Pereira.

1 - Aspectos de sua história de Cáscia Frade, relativo a aula dada esta semana, é leitura complementar.
2 - Costume e Cultura de E. Thompson, introdução do livro Costumes em Comum:
Cada poatagem destacará uma idéia, justificará o destaque e apresentará uma pequena reflexão para colaborar com o debate em sala de aula.
Pode ser um aspecto que achou im0portante, e aí deve explicar a importância.
Pode ser uma dúvida, para a qual deverá ser apresentadas hipóteses de solução ou outra forma de reflexão.
Pode ser uma idéia que se relaciona com o contexto sócio cultural que estamos observando, no caso o Congado e as famílias de cada um de nós.

O trabalho sobre a leitura do texto de Thompson deve ser postado neste blog até quarta feira às 18horas para subsidiar a dinâmica da próxima aula.

Foi solicitado, como instrumento de avaliação, para a próxima aula, o relatório sobre a experiência de contato direto com o Congado. Este relatório é fundamental para a articulação entre aula de campo e aula teórica. Deve ser feito por todos os estudantes que foram a leilões e à festa do Congado. No relatório deve constar o local e o tempo de pesquisa. As aulas de campo substituirão as aulas do mês de janeiro.

Quem participou menos de seis horas da festa do Congado, ou mesmo não participou, fará outra atividade de campo a ser definida em breve em sala de aula.Dona Luizia termina de preparar a mesa de Café da Manhã do Moçambique de Serra do Salitre, maio de 2007, cinco e meia da manhã.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito


As primeiras aulas da disciplina Folclore serão o contato direto com o Congado de Uberlândia.

Cada um dos estudantes matriculados deverão participar de, pelo menos, um leilão (pode ser na novena) e presenciar uma parte da festa.

No Congado de Uberlândia acontecem diferentes eventos:

campanha: período de dois meses anteriores à festa no qual os ternos de Congado levam a santa (Nossa Senhora do Rosário) nas casas de devotos e simpatizantes para rezar um terço e cantar um leilão, como forma de arrecadar recursos para a realização da festa;

novena: é a campanha realizada na porta da igreja de Nossa Senhora do Rosário, na praça da Bicota, chamada Rui Barbosa. A partir do dia 06 de outubro, os leilões acontecem na porta da igreja a partir das 19h30;

festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito: dias 14 e 15 de outubro os ternos de Congado de Uberlândia estarão em festa, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A festa inicia no domingo com as matinadas nos quartéis, por volta das 5horas da manhã. Às 9horas os ternos iniciam o cortejo pela Av. Floriano Peixoto, saindo da frente do Fórum e chegando na Igreja do Rosário. Por volta de 12horas os ternos voltam aos quartéis para o almoço. Reunem-se novamente na porta da igreja por volta das 17h30, quando inicia o ritual de coroação dos reis novos. Por volta das 23horas os ternos voltam aos seus quartéis. Na segunda feira, depois de um dia cheio de visitas e encontros, os ternos se despedem em frente à igreja no período das 19 às 23horas.