sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Avaliação

A avaliação da disciplina Folclore Brasileiro foi distribuída da seguinte maneira, totalizando 100 (cem) pontos:

Relatório de Pesquisa de Campo 20 pontos

Árvore Genealógica e tradição de família 20 pontos

Diários de Leitura 10 pontos

Trabalho individual escrito 20 pontos

Freqüência 30 pontos

Na correção do Relatório de Pesquisa serão considerados conteúdo, dedicação, apresentação e pontualidade na entrega. Serão aceitas diferentes estruturas de relatório e três fonte de pesquisa: festa do Congado, feijoada do Terno de Sainha e entrevista com benzedeira, entrevista com uma família de carroceiros. Serão considerados o uso adequado de pontuação e concordâncias nominais e verbais, necessários para a objetividade e clareza de um texto. Foi solicitado ainda que cada estudante localizasse um terno de Congado próximo à sua casa.

Na Árvore Genealógica e Tradições de Família será considerada a inclusão de justificativas plausíveis para a ausência de dados, incluindo datas e locais de origem dos ascendentes, bem como a narrativa de causos, receitas, estórias, costumes, superstições, tradições dentre outras formas de manifestações populares.

Como Freqüência será calculada a nota proporcional à presença do estudante na sala de aula, contada por meio da chamada realizada em sala. Este semestre foram realizadas sete aulas de dois horários cada, totalizando 14 horas/aula de atividades em sala, a carga horária foi complementada com aulas de campo e estudos dirigidos. O estudante que não tem faltas receberá 30 pontos, duas faltas terá 25 pontos, quem teve quatro faltas terá 20 pontos, seis faltas recebrá 12, quem faltou oito aulas terá 5, quem faltou mais de oito faltas é reprovado por frequencia, pois a carga horária da disciplina é 30horas, sendo 25% igual a 7,5.

Os Diários de Leitura pontuados são os que foram postados ou entregues no decorrer das aulas, contribuindo para as discussões e planejamento dessas. Não serão aceitos diários de leitura feitos a posteriori.

O Trabalho individual escrito será recebido até o final do semestre, 25 de janeiro, e deve ser postado no blog. São duas partes de igual valor pontual, 10 pontos cada uma. As análises deverão se aportar nos textos lidos durante o semestre e discutidos em aula, citados na bibliografia ao lado. Para as análise devem ser considerados:

  • modo de transmissão

  • trajeto histórico

  • relação de classes

  • aspectos de dominação e hegemonia

  • resignificação

  • criação e uso.

  1. Na primeira parte o estudante deve analizar comparativamente duas manifestações culturais, sendo uma referente à cultura oral tradicional e outra concernente à cultura popular urbana. Serão aceitas análises de manifestações compostas de diferentes linguagens – dança, música, artes visuais e teatro.

  2. Cada estudante fará uma análise de sua própria inserção no tecido cultural contemporâneo, mostrando peculiaridades e complexidades, considerando as influências de família, a partir de expressões como lazer, trabalho, religião, educação, cuidados com saude, alimentação, mobiliários e costumes cotidianos. Esta análise deve explicitar os tipos de culturas encontradas e suas relações.

Nenhum comentário: