quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O LUGAR DA CULTURA TRADICIONAL NA SOCIEDADE

Introdução

Desconstrução das noções substantivas de identidade,Entrada na cultura pós-moderna,Desestabilização do campo simbólico,Niilismo face os valores tradicionais a microfísica do poder, entre outras.
A conceituação de cultura e a formulação de políticas culturais.
Aqui é a o folclore o relevante, ali a cultura de massa e assim por diante.
Reflexão plurissubjetiva, que permita que cada um desses sujeitos típicos da cultura(o folclore, a cultura popular, a cultura erudita, a cultura de massa,etc.) se auto-refiram e se confrontem simultânea e mutuamente.
Confrontos entre os vários níveis de cultura, eles se dão, na realidade, simultaneamente.

A discussão latinoamericana sobre folclore

Concretização do sonho institucional dos folcloristas latinoamericanos: condições para pesquisa, formação de um arquivo latinoamericano de folclore e cursos de capacitação de pesquisadores para a continuidade dos estudos nos vários países da área.
Preocupa-se em legitimar os estudos de folclore como científicos e fixa sua atenção em um aspecto da cultura latinoamericana “valores tradicionais”, cujos resgate e conservação são vistos com fundamentais.
O perigo principal da sua desaparição seria a perda de identidade dos povos americanos, na medida em que o folclore é “elemento básico constitutivo da cultura de nossos povos”
Função de uma definição de identidade, que passa pelo folclore e não pela cultura de massa.
Afirma que o INIDEF existiu para mostrar a face dos povos da Venezuela e da América que até agora permaneceram alheios ao movimento cultural de nossas grandes cidades.
Declara não concordar com o uso da expressão “ cultura popular tradicional”, porque faz confundir folclore com cultura popular.
Prefere denominar “cultura oral tradicional”.
Uma atenção à cultura popular urbana e um equacionamento da relação entre cultural tradicional e meios de comunicação de massa.
Meios de comunicação de massa têm-se utilizado do folclore e com isso incentivado seu crescimento.
O folclore é hoje apenas uma parcela da cultura popular.
Acabar com a distinção entre popular e folclórico; melhor, tudo passaria a cair dentro da noção de “culturas populares”.
Compreender o que distingue, enquanto produto, um programa de auditório de TV de uma folia de reis ou de um show de pagode.
Eco sustenta que hoje somos todos prisioneiros da mídia, a ponto de que tudo – Faustão, óperas, entrevistas- é cultura de massa.
Nem Canclini nem Eco igualam, em suas reflexões particulares, todas as manifestações culturais contemporâneas.

Revisando empiricamente o conceito de folclore

· Deve tomar em conta a articulação de diversos fatores sumamente complexos e dinâmicos, que em muitos casos ameaçam dissolver a delimitação de uma área exclusivamente tradicional da cultura popular.
· Processo de urbanização acelerada por que passam nossos principais centros habitacionais, trazendo novas formas de sociabilidade.
· Setenta por cento da população vive em cidades. Com isso, a chamada cultura camponesa, que sempre foi o foco principal de atenção dos estudiosos de folclore, talvez já não venha representar a parte majoritária da cultura popular.
· Importância de se compreender a realidade das várias formas de musica popular cultivadas no país, desde a musica popular já tradicional , até as formas novas, como lambada, pagode, axé music, hiphop, reggae e todos os outros ritmos afro tão difundidos recentemente.
· A música popular, produto típico do novo mundo urbano-industrial surgido no século XX, é um termômetro sutil dos complexos processos de transformação e inter-relação entre significados tradicionais e modernos, refletindo as experiências sempre mutantes das várias camadas sociais que conformam nosso mundo.
· Não é possível compreender a tradição sem compreender a inovação, sendo que a tensão entre essas duas correntes de criatividade se manifesta especialmente no caso da musica.

O folclore e cultura clássica

· O folclore puro(as “autenticas raízes populares), encontram-se agora em uma situação muito similar à que experimenta a também considerada autêntica “cultura clássica”.
· É hoje claramente minoritária, mas continua sendo o marco de referência da elite, tanto que as edições dos clássicos da literatura se sucedem o tempo todo.
· O contexto tradicional do folclore está fragmentado, mas também a cultura de elite, a suposta “cultura superior”, letrada.
· Sérgio Paulo Rouanet, sugere que “a alta cultura e a cultura popular são as duas metades de uma totalidade cindida, que só poderá recompor-se na linha de fuga de uma utopia tendencial”
· A cultura popular mantém vivo o espírito coletivo, fonte constante de inspiração e estímulo; enquanto a cultura erudita, partindo do popular -particular transcende-o, permitindo, assim, o desenvolvimento pleno do espírito individual.

O surgimento da cultura popular

· Do ponto de vista de seu humanismo estético, Schiller, o artista nunca poderia nivelar-se apenas ao apelo sensorial do público, mas procurar levá-lo além dessa satisfação , puxando-o para o plano ideal.
· Do ângulo da cultura folk e também do ângulo da cultura clássica letrada, a cultura popular seria a cultura da fragmentação , por não preencher nenhuma das características anteriores.
· Poder-se-ia dizer que a ruptura da unidade cultural folk-clássico significou justamente isto: a perda da tradição.
· As duas tradições “puras” (a popular e aclassica) foram-se diluindo paulatinamente, misturando-se às vezes entre si , transformando-se ao longo do processo, gerando uma multiplicidade de formas, tanto orais como escritas e, finalmente eletrônicas (como a cultura de massa), circulando pelas várias camadas sociais da população dos países europeus e latinoamericanos até os dias de hoje.
· Viria cumprir apenas um papel descritivo, de mero comentário dessa fragmentação.

O império da cultura de massa

· Estudos Culturais que se concentra, sobretudo, na analise da produção cultural popular e midiática.
· A cultura popular é também capaz de fazer uma aliança com uma parcela do publico e com ela reproduzir a mesma relação entre produtor e consumidor que caracterizava o modelo da cultura clássica.
· O ponto de referência passa a ser mesmo a cultura de massa: para ela tudo converge, é ela o formato predominante, principalmente na sua dimensão mais perversa – a industria cultural, que visa transformar toda a cultura em objetos de consumo.

O mito da degenerescência da cultura

· O que era puro, original, se vende, se entrega, devido à ambição desmesurada do artista e a sedução implacável do mercado.
· A televisão é o ponto final, o cemitério da cultura que uma vez propôs algum ideal, além da gratificação momentânea.
· Só a desmitificação dessa visão agônica (que, como todo mito, descreve e recria a realidade, ou seja, é ao mesmo tempo falsa e verdadeira) permitirá distanciar-nos o suficiente para sair em busca de alternativas.

Uma alternativa para a tradição

· Sugestão de Eco, já não existem mais diferenças entre tipos de cultura, uma vez que, para sermos realistas, tudo hoje é cultura de massa: do folclore, passando pela cultura popular, à cultura erudita. Isso parece certo, mas só num plano muito geral e superficial.
· E tudo o que de diferença a cultura de massa elimina do ponto de vista sociológico e tecnológico, ela acaba repondo no plano simbólico, gerando novas frentes de heterogeneidade.
· A industria cultural, poderia, perfeitamente, inventar símbolos novos o tempo todo, em vez de apropriar-se dos símbolos clássicos e tradicionais e dar-lhes uma nova roupagem. Se o faz é porque necessita também manter acesa, numa crônica e agonística negação de si mesma, a idéia da permanência.. é esse modelo de cultura folk e não sua manifestação empírica “autentica” o que a cultura de massa não destruiu.
· Espécie de bilding( cultura no sentido de formação moral e estética)

A positividade da cultura de massa

· O que mais se critica na industria cultural é a vulgarização e o apelo ao grotesco.
· Se censurada , vale ressaltar que mesmo a cultural consta repertorio de imediatez e grosseria.
· Não é a completa negação do que a cultura de massa traz, mas o que ela sufoca, impedindo de manifestar: memória longa, pluralidade de vozes que aspiram a inscrever suas historias, símbolos coletivos.
· É o excesso de grotesco e de vulgaridade da cultura de massa contemporânea que irrita. É o desequilíbrio de forças (econômicas, sociais, políticas).

Por um novo pluralismo cultural

· A presença de inúmeras tradições populares, com séculos de trajetória, assumindo milhares de formas particulares e que , ou bem continuam confinadas a suas regiões(tornando-se cultura regionalizada), ou bem tem que passar pelo filtro de homogeneização e simplificação dos meios massivos de comunicação para alcançar uma influencia alem de seu local de origem
· É ainda pequena a capacidade do cidadão brasileiro cultivar – seja como participante, produtor ou espectador ativo.
· Dada a desproporção do poder de difusão entre a industria cultural e as tradições folclóricas e populares locais e regionais, construir esse pluralismo cultural seria já passo maior para a retomada do caminho utópico, onde o bem-estar da cultura, criativa e plena em todos os seus níveis , seria um indicador positivo do bem- estar da sociedade como um todo.
· É por estas razões que a questão do folclore deve regressar ao centro da discussão sobre o destino de nossas sociedades.

fz um compilado das coisas quen julguei mais importantes no texto.

Nenhum comentário: