quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Esquema do texto: O lugar da Cultura Tradicional na sociedade moderna

Bom Dia Renata e colegas;
Segue abaixo o meu esquema sobre o texto "O lugar da Cultura Tradicional na sociedade moderna" de José Jorge Carvalho (ficou um pouquinho grande, eu acho)
1. Introdução
- Desafio: Teorizar, na atualidade, a questão Folclore-Cultura Popular. Em cheque: a própria idéia de tradição.
- Pluralidade de posições que discutem essa questão
- Relação entre conceituação de cultura e formulação de políticas culturais – intencionalidade
- Crítico da cultura não está além da cultura que critica
- Antes na América Latina: frentes de discussão do folclore semelhantes. Hoje: frentes diversas.

2. A discussão Latino-Americana sobre Folclore
- Inicia com Silvio Romero no fim do séc XIX
- Carta do Folclore Brasileiro, 1951 e Carta do Folclore Americano, Caracas, 1970 – Mesmo clima intelectual e olhar voltado para o Folclore musical Americano.
- Base da Carta do Folclore Americano:
*legitimação dos estudos do folclore, resgate e conservação dos valores tradicionais.
*Folclore: “elemento básico constitutivo da cultura de nossos povos”. Preocupação com a desapropriação (perda de identidade)
- I Congresso Interamericano de Etnomusicologia e Folclore, Caracas, 1983.
*Isabel Aretz: contesta o termo “cultura popular tradicional” porque confunde Folclore (cultura oral tradicional) com cultura popular.
*Canclini e a maioria dos participantes desse Congresso: intencionam acabar com a distinção entre popular e folclórico que juntos seria “culturas populares”

3. Revisando Empiricamente o conceito de Folclore
- Há fatores no estudo da cultura popular que ameaçam dissolver a delimitação de uma área exclusivamente tradicional dessa cultura. Dentre esses fatores estão: a diversificação religiosa, o processo de urbanização acelerado, a inversão da relação demográfica entre campo e cidade.
- “Não é possível compreender tradição sem compreender a inovação” (pág)

4. O folclore e a Cultura Clássica
- O folclore puro (“autênticas raízes populares”) e a “cultura clássica” encontram-se em situação similar
- Se definido numa perspectiva ortodoxa o contexto tradicional do folclore está fragmentado assim como a cultura de elite.
- Folcloristas e filósofos críticos apontam para a crise das culturas autênticas e lamentam a vivacidade das culturas popular urbana e de massa.

5. O surgimento da Cultura popular
- do ângulo da cultura de Folk e da cultura clássica: cultura popular = cultura de fragmentação
- ruptura da unidade cultural folk-clássico significou perda da tradição
- Cultura popular: surgida na urbe e calcada na experiência do homem urbano

6. O império da cultura de massa
- Disciplina Estudos Culturais: analisa a produção cultural popular e midiática como lugar de resistência e produção de novas identidades políticas
- Cultura popular é capaz de fazer aliança com uma parcela do público e reproduzir a relação produtor-consumidor, que caracterizava o modelo da cultura clássica.
- Cultura popular com ideologia desgastada e cultura folk pouco influente; Ponto de referência passa a ser a “cultura de massa” o formato predominante.

7. O mito da degeneração da cultura
- mito bíblico: o puro se vende devido à ambição do artista e sedução do mercado
- visão de crise ou derrota: o presente, apesar de virtual, já é em si mesmo pior, em muitos aspectos do que nosso passado.

8. Uma alternativa para a tradição
- Umberto Eco: não existem diferenças entre tipos de cultura, tudo hoje é cultura de massa. (num plano geral e superficial)
- Por trás da promessa de felicidade da indústria cultural está a experiência do transitório que livra do pero e da responsabilidade da memória
- Especificidade do Folclore que não se perdeu: um núcleo simbólico que remete à memória longa do qual a indústria cultural se utiliza mantendo a idéia de permanência

9. A positividade da cultura de massa
- Indústria cultural: vulgarização e apelo ao grotesco.
- Cultura para ser ≠ Cultura para ter
- Intencionalidade Simbólica
- Defender a tradição: não negar o que a cultura de massa traz, mas o que ela sufoca: memória longa, pluralidade de vozes.

10. Por um novo pluralismo cultural
- dificuldade do cidadão brasileiro em cultivar mais de uma tradição cultural alheia, além dos produtos da indústria cultural.
- Pluralismo Popular: diversidade de interesses e acesso às diferenças
- Alienação Cultural: simplificação e monotonia dos recursos expressivos, adesão a um nível único de cultura.
- conceitos de nação, identidade e povo – entidades processuais e não substantivo.

A partir deste texto de José Jorge De Carvalho percebi que existem, no momento presente, inúmeras frentes de discussão a cerca do folclore, cultura popular tradicional e outras. Alguns se aproximam, outros se distanciam nas suas proposições. Entendo ainda que não há como entender a tradição sem levar em conta a inovação, as alterações sociais.
O folclore e a cultura clássica sofreram uma crise da qual alguns teóricos acreditam ter surgido a cultura popular. Nesse processo alguns entendem a degeneração da cultura.
Porém, Carvalho propõe uma alternativa para a tradição e apresenta a positividade da cultura de massa encerrando o texto com a proposta de um pluralismo cultural popular que possibilitaria a interação entre diversidade de interesses acesso às diferenças.

??? Dúvida ???: Quanto à expressão “intencionalidade simbólica” (Pág 35, 2º Parágrafo). E no último parágrafo do texto onde o autor fala de “entidades processuais”.



2 comentários:

Anônimo disse...

Eu nao quero nada disso eu quero é a cultura do folclore brasieiro então nao coloque mais isso que nao serve pra nada.

Obrigada pela atenção!!

Anônimo disse...

Era exatamente isso que eu queria. Alguns tem desejos em comum outros são senso comum, eis a diferença. Diferença entre poucos Tibicueras e muitas mulas Curupiras que sem cabeça própria, andam para trás.
Muito obrigado!