sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cultura Oral Tradicional-Dança Moçambique

A escrita se apresenta como hegemonia em nosso mundo, porém o Moçambique, inserido no meio cultural como cultura oral tradicional, tem sobrevivido a isto e, ele conseguiu resistir através de pessoas que ainda o transmitem para outras por meio das palavras, dança, movimento, sons, histórias, memória, observação, escuta.

Não se sabe exatamente sua origem, porém alguns pesquisadores supõem que está dança tem sua origem na África, já outros pressupõe que ela surgiu no Brasil em um agrupamento de escravos vindos de Moçambique. È uma dança guerreira, onde as pessoas tentam se impor, que chegou ao Brasil para ser usada na catequese indígena. Faz seu louvor a São Benedito seu ponto forte é a dança, pois a parte dramática não se dá muita importância. Ao longo do tempo sofreu várias mudanças e as pessoas chegam a confundi-la com o congado e outras danças.




A dança se apresenta mais difundida na região sudeste e centro-oeste do Brasil, é formado por mestre, contramestre, rei, general, capitão, instrumentistas, dançarinos, e as mulheres só eram permitidas como rainhas e porta-bandeiras. A música do Moçambique se aproxima a um cantar declamado, a apresentação se inicia com uma saudação religiosa. Os sons são tirados de instrumentos feitos manualmente pelos moçambiqueiros, como guisos, feitos de latinhas com pedrinhas ou chumbo, e bastões, que são feitos por três diferentes tipos de madeiras que serviram para a tortura de Cristo, o cedro, a acácia e a braúma. Usam textos religiosos, louvando o Santo. Na dança não existe uma ordem definida, o mestre é quem puxa a coreografia, se tem duas fileiras que guerreiam e jogam com os bastões e guisos gerando o som e a dança, o dançarino que encostar no bastão deve se retirar da dança.Eles criam movimentos se curvando, dobrando os joelhos, pulando, tentando ir ao fundo da terra como o mastro fincado no solo. Costumam usar roupas simples e brancas.

A dança é feita várias vezes ao dia, em frente a clubes, casas de pessoas importantes, pessoas que contribuem para a apresentação e lugares populares. A cerimônia se encerra com louvor a São Benedito.



Esta dança é de São Benedito.
São Benedito foi quem dançou
ele dançou e subiu pro céu
hoje dançamos nós pecadores.

Nenhum comentário: