sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Cultura Urbana-Grafite

A cultura urbana nasce da urbanização que se tem com a revolução industrial, e a mudança de valores, conceitos, e surgimento de grandes metrópoles contemporâneas, criando-se a ruptura com a cultura já existente.
Podemos perceber várias maneiras de expressão da cultura urbana como shoppings, jogos eletrônicos, porém destacarei aqui o grafite-escrita feita com carvão em muros, um tipo de arte que sai do meio acadêmico e dos ateliês.




Temos conhecimento do grafite desde o Império Romano, e sua volta na contemporaneidade é usado por artistas no meio público modificando-o e manifestando sua arte, idéias, o meio em que vive, repressões, e injustiças sofridas.
Está arte esta intimamente ligada ao movimento hip-hop, e ressurge com pessoas da periferia que a usam como forma de protesto as opressões vivenciadas, impondo aqueles que vivem nos grandes centros urbanos a terem conhecimento deste outro mundo que acostumaram a não tem contato. Ele tem destaque nos EUA, onde pesquisadores supõe ter sido sua volta, em Paris, na revolução contracultural de 68, e no Brasil onde seu primeiro surgimento se deu em São Paulo.
O trabalho do grafiteiro é desenvolvido com spray, e por muitos é considerado como ato de vandalismo, pichação, sendo marginalizada por usarem patrimônios históricos não autorizados, obras de arte e monumentos que geram turismo.
Para muitas pessoas o grafite acaba não sendo valorizado como arte, e é visto como algo negativo ou apenas poluição visual, já para aqueles que trabalham com está arte o grafite é uma maneira de expressar a falta de oportunidades dos menos favorecidos e as condições precárias em que vivem.
Existe rivalidade entre grafiteiros e as disputas são feitas com grafites por toda as cidades. Chegando no Brasil o grafite ganha um estilo diferente, sendo reconhecido como um dos melhores do mundo.
Atualmente o grafite está sendo valorizado através de eventos onde se fale sobre, passando informações para aqueles que não têm conhecimento sobre está maneira de expressão, e trazendo os grafiteiros para contribuir na estética urbana.

Nenhum comentário: