sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Relatório de pesquisa

(entrevista com família de carroceiros)

_____Francisco Pereira dos Santos (Chiquinho), 56, cresceu em uma fazenda nos arredores de Uberaba – MG e veio para Uberlândia com a mãe, após o falecimento de seu pai. Pelo conhecimento que tinha na área e pela necessidade começou a trabalhar como carroceiro aos 19 anos, fazendo frete para casas de materiais de construção, entulhos e outros.

_____Assim como é apresentado no texto de Sérgio Paulo Morais, Francisco diz que ser carroceiro é tradição de família e, para exercer essa atividade é necessário saber cuidar de seu animal e ter prática nisso, além de ter um espaço adequado para ele.

_____A casa de Chiquinho também é marcada por algumas características citadas no texto “trabalho e vivências de carroceiros: modos, tradição e vida” de Sérgio Paulo Morais: uma pequena horta, algumas ervas medicinais, árvores frutíferas e galinhas, que dividem o quintal com Pelé (cachorro) e Suspiro (cavalo). E, no interior da casa, bucha vegetal, sabão caseiro e medidores (pegadores de açúcar, arroz etc) feitos de cabaça.

_____Francisco é casado com Ana Luiza, 51, com quem teve 5 filhos: Amauri, 30, Ivaldo, 27, Lucas, 25, Maria Júlia, 24, e Vítor, 17. Todos a família foi sustentada pelo trabalho dele e alguns trabalhos domésticos realizados por sua esposa. Hoje, apenas Vítor segue o pai e diz que gosta do que faz, mas está estudando e quer ser um veterinário.



Terno de Congado mais próximo

Terno: Marinheiro de São Benedito – 1960
General: Moisés Carlos da Silva
Endereço: R. Nicarágua, 185 Bairro Tibery

Nenhum comentário: