domingo, 20 de janeiro de 2008

TABELA GENEALÓGICA

Graziela Silva de Santana
(EU)
Local de nasc.: Brasília-DF/ data de nasc.: 25/09/1981


Osvane Eva Silva de Santana
(MÃE)
Local de nasc.: Pirajuba -MG/ data de nasc.: 04/12/1956


Valdevino Honório de Santana
(PAI)
Local de nasci.: Inhumas -GO/ data de nasc.: 29/12/1948


Justificativas de ausência de dados


A falta de informações sobre minha família paterna deve-se ao fato de que meu avô Francisco ao morrer, quando meu pai tinha 8 anos, minha avó Maria Joaquina, que ficou viúva ainda grávida de seu 4º filho), obrigada por minha bisavó América, que também foi viúva muito cedo), casou –se novamente, por que uma mulher não poderia criar os filhos sozinha. Com isso, meu pai e também minha avó, perderam total contato com a família de meu avô paterno. Meu pai nem mesmo sabe onde meu avô foi sepultado. Mas segundo meu pai, meu avô paterno tinha descendência de negros.


Familia Paterna


Valdevino Honório de Santana (pai)
(PAI)Local de nasci.: Inhumas -GO/ data de nasc.: 29/12/48



Francisco Honório da Silva
(Avô)
Local de nasci.:Goiás/ data de nasc.: 1926
Casado com
Maria Joaquina Silva de Santana
(Avó)
Lagoa Formosa-MG / nasc.: 27/08/1930
Pais de Valdevino Hónorio de Santana


José Joaquim de Santana Sobrinho
(Bisavô)
Lagoa Formosa - MG/ nasc.: Desconhecido
casado com
América Pereira de Sousa
(Bisavó)
Lagoa Formosa - MG/ nasc.: Desconhecido
Pais de Maria Joaquinha Silva de Santana

Joaquim de Santana
(Tataravô)
MG
nasc.: Desconhecido
casado com
Maria de Santana
(Tataravó)
MG/ nasc.: Desconhecido
Pais de Amériaca Pereira de Sousa

João de Souza
(Tataravô)
Portugal/nasc.: Desconhecido
casado com
Leonor Amorim
(Tataravó)
Portugal/ nasc.: Desconhecido
Pais de Maria Santana


Francisco Honório da Silva (Avô paternto) era filho de
Maria Germana Honório
(Bisavó)
Local de nasci.: Brasil/ data de nasc.: Desconhecida
Genealógia da familia paterna de meu pai é desconhecida.



Familia Materna


Osvane Eva Silva de Santana (MÃE)
Local de nasc.: Pirajuba -MG/ data de nasc.: 04/12/1956


Francisco Antônio da Silva
(Avô)
Mun. de Pirajuba-MG/ data de nasc.: 19/10/1908
casado com sua prima de 1º grau
Gabriela Maria de Jesus
(Avó)
Mun. de Frutal-MG / data de nasc.: 15/10/1914
Pais de Osvane Eva Silva de Santana e outros 9 filhos mais velhos.
O casamento de Francisco Antônio da Silva com Gabriela Maria de Jesus foi seu segundo matrimônio. Ficou viúvo em seu primeiro casamento. Sua primeira mulher suicidou-se quando meu avô descobriu seu adultério. Não teve filhos no seu primeiro casamento.


Antônico Francisco da Silva
(Bisavô)
Mun. de Pirajuba-MG/ data de nasc.: Desconhecida
casado com
Ana Jacinta (vovó sinhana)
(Bisavó)
Mun. de Pirajuba-MG/ data de nasc.: desconhecida
Pais de Francisco Antônio da Silava e de outros 11 filhos mais novos


Francisco Antônio da Silva
(Tataravô)
Mun. de Pirajuba-MG/ data de nasc.: Desconhecida
casado com
Amália da Silva
(Tataravó)
Mun. de Pirajuba-MGdata de nasc.: Desconhecida
Pais de Antônio Francisco da silva

Antônio Francisco da Silva
(Tataravô)
Portugual/ data de nasc.: Desconhecida
casado com
Maria Rita
(Tataravó)
Portugual/ data de nasc.: Desconhecida
Pais de Francisco Antônio da Silva e de outros 8 filhos mais novos
Eram imigrantes de Portugal mas se casaram no Brasil.




José Francisco da Silva
(Bisavô)
Mun. de Pirajuba-MG/ data de nasc.: Desconhecida
casado com
Maria Gabriela da Silva
(Bisavó)
Mun. de Frutal-MG/ data de nasc.: Desconhecida
Pais de Gabriela Maria de Jesus
José Francisco da Silva além de Bisavô era também meu tio-bisavô, era irmão de Antônio Francisco da Silva, Filhos de Francisco Antônio da Silva e Amalia da Silva (meus tataravôs).

Jerônimo Antônio da Silva
(Tataravô)
Mun. de Frutal-MG/ data de nasc.: Desconhecida
casado com
Gabriela Maria da Silva
(Tataravó)
Mun. de Frutal-MG/data de nasc.: Desconhecida
Pais de Maria Gabriela da Silva

Albino José da Silva
(Tataravô)
Local nasc.: Desconhecido /data de nasc.: Desconhecida
casado com
uma India (Bulgra) de nome desconhecido
(Tataravó)
Local nasc.: Brasil /data de nasc.: Desconhecida
OBSERVAÇÕES – CURIOSIDADES

Na minha família materna era costume primos de 1º grau casarem-se entre si, para que as terras que se possuía continuasse na família.
Também era costume colocar o nome nos filhos e filhas (os primogênitos) iguais aos dos pais e mães, trocando-se apenas a ordem do primeiro nome (geralmente composto).
Há uma história contada, que na minha opinião é lenda, de que minha tataravó, que era índia, foi “pega no laço”, mas certamente que foi de vontade própria! E que a mesma, quando ainda amamentava seu primeiro filho, durante a noite enquanto dormia uma cobra que segundo a estória, provavelmente morava na casa, escondida em alguma “cabaça”, ou não sei o quê, se alimentava também do leite materno de minha tataravó. Então uma noite, meu tataravô Albino viu isso acontecendo, esperou a cobra se esconder novamente e então a matou. Ainda contam que a cobra estava cheia de leite. E que enquanto a cobra se amamentava em minha tataravó, a cobra tão esperta (“esperta” é acréscimo meu na estória), para q a criança não chorasse sem o leite da mãe durante a noite, ela (a cobra) colocava o chocalho na boca da criança (como que um bico). E como a casa era feita de pau-a-pique, isso explicava a cobra ter entrado dentro da casa. Minha mãe e tias juram q é verdade.
Minha mãe ainda conta me muitas lendas, as mesmas que ouvia na sua infância, contadas por minha avò, e que provavelmente essa também ouviu de sua mãe, e nas quais provavelmente elas acreditavam. Eram lendas como as de homens q viravam lobisomem, mulas sem cabeça, mulher de branco, e por ai vai!
Há o costume de realizar entre as fazendas da família a Folia de Reis. Hoje, porém com menos freqüência. Um costume que ainda temos é o de nos reunirmos todos os anos durante a semana santa para fazermos doce de leite e queijo na fazenda do irmão mais velho de minha mãe.
A família era conhecida como Sinhana. Meu avô Francisco Antônio da Silva foi vereador por vários anos na cidade de Pirajuba, onde hoje deram seu nome a uma de suas ruas. Ele era conhecido como Fracisquinho Sinhana, no entanto, um de seus filhos insistiu que o nome dado á rua da cidade fosse Chiquinho Sinhana.






Nenhum comentário: