segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Historias da família.

O meu vô materno me contou uma historia que ele vivenciou quando ele era criança, ele foi em um velório na cidade de Serrinha na Bahia, onde ele nasceu, lá tem a tradição de “beber o defunto”, no qual os homens bebiam cachaça e as mulheres ficavam rezando e chorando pelo morto. Na hora do enterro o morto era levado em procissão em uma rede, e quando os carregadores achavam que o defunto estava pesado eles pegavam porretes e batia no defunto para amaciar e figar mas leve para ser carregado novamente até a cova, meu comentou que era a cachaça que pesava.
Minha vó paterna, e de Portugal, e lá ela trabalhava em dessecar e salgar o bacalhau. Ela conta que o trabalho era feito no chão com o bacalhaus no chão, e assim como ganhavam de acordo com a produção no podia parar de trabalhar e para fazer as necessidade urinaria, faziam ali mesmo perto dos bacalhaus.
Meu bisavô materno ele fugiu da Espanha e veio para o Brasil por causa do seus pais que queriam que ele fosse padre mas ele não queria e fugiu do seminário e se refugiou aqui no Brasil.
Não lembro outra estoria que seja relevante para esse trabalho.

Nenhum comentário: